terça-feira, 29 de abril de 2008

Passeio a Fátima e Monte Real

É já no próximo dia 25 de Maio, que faremos a nossa habitual viagem ao Santuário de Fátima.
A saída será da nossa sede, pelas 7h com destino a Fátima, onde passaremos a manhã.

Pelas 13 horas rumamos a Monte Real, para almoçar e passar um pouco da tarde em convívio.

Almoço

No próximo dia 1 de Maio, tem inicio um ciclo de actividades, para angariação de fundos do nosso Grupo Coral (Vozes da Abrunheira).


O objectivo é angariar verba, para colmatar as despesas inerentes ao aluguer de transporte, para deslocar o nosso grupo à Marinha Grande e Amora (Seixal), para participar em festas para as quais foram convidados.




A par desta iniciativa estamos também a realizar venda de rifas.

Se puder colabore, agradecemos toda a ajuda.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Fomos pioneiros

A acção de sensibilização levada a cabo pela nossa associação e GNR de Sintra, serviu de ponto de partida para a apresentação deste programa nas restantes associações do concelho, conforme divulgado pelo Jornal O Correio Digital de hoje.

"GNR quer idosos em segurança

À semelhança do que aconteceu na Abrunheira no início de Abril, a GNR de Sintra volta a promover a acção "Idosos em Segurança", que visa alertar esta população mais vulnerável para os cuidados a ter na rua e em casa de forma a evitar serem alvos de burlões. Desta vez, a GNR vai dar preciosos conselhos na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Mucifal, numa sessão marcada para o dia 30 de Abril, pelas 14.30 horas.

Como todos sabemos, a população idosa é sempre vista como uma presa fácil para quem quer enganar e roubar. A solidão em que muitos vivem e a necessidade de falar são quase sempre os maiores inimigos dos idosos, que facilmente se deixam levar na cantiga de desconhecidos mal intencionados. Como forma de alertar e prevenir esta faixa etária da população, a GNR de Sintra, através do programa "Cuidado com as burlas" no âmbito "Idosos em Segurança" está a promover encontros nas associações de reformados da sua área de actuação.
Depois da Abrunheira, segue-se no dia 30 de Abril, pelas 14.30 horas, o Mucifal. Segundo declarou ao CORREIO Digital o Sargento José Moreira, responsável por este programa, "a forma mais fácil de evitar as burlas é avisando e aconselhando devidamente a população para os comportamentos de risco, como abrirem a porta de casa a estranhos, ou falarem com desconhecidos na rua".Este programa pretende, acima de tudo, "prevenir e fazer com que as pessoas estejam mais atentas." Para além do "Idosos em Segurança", a GNR de Sintra está a apostar também nos projectos Escola Segura e Comércio Seguro."

24-Abr-2008
Fonte: Jornal O Correio Digital

terça-feira, 15 de abril de 2008

Condolências

José Francisco Soares
N: 25-04-1927 F: 13-04-2008



No domingo à noite recebemos a triste noticia, do falecimento de mais um sócio.

Nada o fazia prever, pois durante toda a semana incluindo no sábado o nosso amigo José Soares, tinha frequentado a associação, onde jogava os seus habituais jogos de dominó e cartas.

É com imensa tristeza e também saudade que informamos que o seu funeral se realiza na 4ª feira, 16 de Abril pelas 10h30m.
Saindo da Igreja de S.Pedro, (onde se encontrará a partir da tarde de hoje em câmara ardente) para o cemitério de S. Pedro (Alto da Bonita).

A toda a sua família a direcção e associados , transmitem os mais sentidos pesâmes.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Acção Sensibilização


Ontem, pelas 15horas no pavilhão da URCA teve lugar a acção de sensibilização dedicada ao tema "Burlas". Estiveram presentes cerca de quatro dezenas de pessoas preocupadas e interessasdas em ouvir os conselhos que do 2º sargento José Moreira (chefe do núcleo escola segura do Dt de Sintra e responsável pelo projecto "Idosos em Segurança e Comércio Seguro) e da sua equipa.

COMO ACTUAM OS BURLÕES
  • São homens e mulheres geralmente BEM VESTIDOS, BEM FALANTES, com voz calma e afável, com uma conversa convincente e cativante que levam as pessoas a fazer aquilo que não querem.
  • Apresentam-se como familiares, amigos de familiares, funcionários da SEGURANÇA SOCIAL; dos CTT, BANCÀRIOS e MÉDICOS.
  • Dizem que pretendem ajudar as pessoas:
  1. a TROCAR O DINHEIRO, porque as notas perderam a validade, vão sair de circulação ou para ver o número das mesmas;
  2. a substituir o cartão MULTIBANCO velho por um novo.
  • Os que se apresentam como familiares pedem dinheiro.
  • Outros pretendem entregar uma ENCOMENDA, destinada a um filho.
  • Por último, através do denominado "CONTO DO VIGÁRIO", procuram uma pessoa a quem pretendem entregar uma elevada quantia em dinheiro, oferecendo uma boa RECOMPENSA a quem os ajudar.

CONSELHOS DA GNR


  • Não confie em ESTRANHOS bem falantes ou cheio de boas intenções, nem forneça qualquer informação, pois hoje em dia ninguém dá nada a ninguém.
  • Não ande com MUITO INHEIRO e evite o uso de OBJECTOS DE VALOR, de carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.
  • Desconfie de ESQUEMAS que lhe ofereçam DINHEIRO FÁCIL.
  • Todos os funcionários da Água, Luz, CTT, Segurança Social e Bancos, estão bem identificados e normalmente são conhecidos. VERIFIQUE sempre o NOME e FOTOGRAFIA. Em caso de dúvida não os deixe entrar em casa.
  • SE estiver SÓZINHO em casa não deixe que se apercebam. Finja que está aconpanhado de um familiar ou amigo echame por ele.
  • Procure cultivar relações e boa vizinhança. O APOIO mútuo ENTRE VIZINHOS de confiança pode ajudar em situações duvidosas.
  • Tenha sempre à mão os números de TELEFONE das autoridades policiais, familiares, amigos e conhecidos de confiança, para poder contactar em caso de urgência.

REGISTE SEMPRE

Veículo: Matrícula, Marca. Modelo, Côr, Para onde foi e N.º de ocupantes.

Pessoas: Idade, altura, sexo, etnia, cabelo, côr dos olhos, bigode, barba, óculos, tatuagens, sinais, piercings, roupas e deficiências.

Informações retiradas do flheto "Cuidado com as Burlas" da GNR

Esperamos que com esta acção tenhamos contribuido para que se sinta preparado para se defender dos burlões e possa sentir-se em segurança.










quarta-feira, 9 de abril de 2008

Passeio Madeira

Os nossos colegas regressaram da Madeira encantados.Apesar de não terem assistido ao cortejo das flores devido ao mau tempo, não deram a viagem por mal empregue. Nesta época do ano a Madeira é realmente um jardim.

As imagens falam por si.


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ecofreguesia


No passado dia 1 de Abril, a nossa associação esteve presente na cerimónia de colocação do Mastro com pendão Ecofreguesia.

A cerimónia foi presidida pelo secretário da Junta de Freguesia, Sr. Carlos Domingues em representação do Sr. Presidente.


Estiveram também presentes, a Wurth, escola primária de S. Pedro, Asoociação de Idosos de Manique de Cima e a Quinta do Oitão.



A todos os presentes foi ainda entregue um certificado como agradecimento pela colaboração prestada neste projecto.