quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Girassol V

Uma organização da comissão social da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim e Associação de Idosos da Abrunheira

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

É o cobre................



No dia 1/2/2011 foi referido neste espaço algumas preocupações sobre violações e segurança, hoje voltamos aqui a mostrar as grandes preocupações que se vive na Abrunheira, possivelmente até um pouco por toda a Freguesia.
Por incrível que pareça, os amigos do alheio que tem testado em aldeias longínquas e isoladas determinadas práticas, acertaram, actualmente já se alargam descontraidamente num universo sem limites, desenvolvendo a prática adquirida, com muita tranquilidade.
Hoje calhou ser a vez da Abrunheira acordar sobressaltada nalgumas Ruas, porque as pessoas começaram a ver os seus electrodomésticos entrar em colapso devido a alterações da rede eléctrica, e porquê? Adivinhe-se e vejam só, durante a madrugada uma equipa especializada em roubos/furtos ou simplesmente desvio de cobre, subiu aos postes, cortaram os cabos eléctricos, enrolaram, carregaram e andaram, depois, bem depois quem vier atrás que feche a porta.
E como a nossa Associação não é excepção, também disso foi vitima, dai que tenhamos sofrido um prejuízo bastante elevado, pois alguns dos aparelhos não aguentaram a sob carga e rebentaram.
Faz poucos meses ainda, foram as tampas dos sumidouros, para além de outras pequenas coisas, a pergunta que vai ficar no ar é esta? O que será que vai a seguir? Esperemos, de preferência sentados, sossegados, impávidos e serenos à espera do que há-de vir.
Acham que devemos estar preocupados com a segurança das pessoas e bens? Possivelmente não, mas a continuar assim, não se pode esperar nada de bom.

Equipamento danificado

Ontem (8 de Fevereiro) ao abrirmos a porta começaram as surpresas.
Algumas zonas sem electricidade, outras com electricidade a mais, inúmeros sons ruidosos nos quadros eléctricos, aparelhos que não funcionavam, etc.
Após algum tempo de investigação dentro das nossas instalações percebemos que o problema deveria vir do exterior, contactamos a EDP que iria enviar o piquete. Entretanto e enquanto esperávamos fomos para a rua tentar perceber o que estaria a acontecer e por lá encontramos os nossos vizinhos, comentando o roubo de cabos eléctricos (problema justificado). Mais tarde soubemos pelos técnicos que o cabo furtado era cabo neutro que controla a corrente enviada para cada um dos ramais. A sua falta faz com que se gere muita tensão (deixamos de receber 220W e passamos a receber cerca de 400W o que vai provocar graves danos nos equipamentos eléctricos). Apesar de se ter desligado o quadro (apenas quando chegamos) não conseguimos evitar algum prejuízo, assim:2 computadores, um UPS, router da internet, 1 televisão, 1 micro-ondas, máquina registadora, ficaram danificaPor sinal tudo equipamento que nos faz imensa falta. Agora deixamos a pergunta. Quem vai suportar toda esta despesa?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Violência nos Idosos


A Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, vive muito preocupada com a situação dos vários tipos de violência que se vive na Freguesia. Já não basta a irracionalidade e agressão dos políticos ao não concederem os míseros acertos anuais das pensões dos mais desfavorecidos, como ainda autorizam aumentos nas facturas de electricidade, água, gás, transportes bem como noutros bens essenciais na vida difícil de muitos idosos.Também a segurança das pessoas e bens tem estado na ordem do dia, vamos vendo nos jornais os assaltos aos idosos, as queixas são comunicadas à autoridade com responsabilidade na área, e resultados? Não se conhecem. Dizem sempre que os processos são arquivados por falta de provas, é verdade, quem rouba não espera que venham identifica-lo, quem é a autoridade para o fazer é o Idoso? Não podemos nem devemos aceitar um estado que nos rouba descaradamente, dizendo de que é em nome dos sacrificios. Quando afinal serve apenas para pagar as desvios dos administradores do BPN e outros que tais. Assistimos todos os dias os média a denunciar os brutais e chorudos valores dos vencimentos, prémios, ajudas de custo, cartões de crédito, carros topo de gama, motoristas e muito mais.São situações que nós não podemos esconder, e mais, temos a obrigação de nos manifestar-mos e, denunciar aqui publicamente.