terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
É Carnaval

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Crónicas II
Podem ser sócios desta Associação, todas as pessoas singulares ou colectivas, de número ilimitado de associados
Tem como objectivos organizar os reformados pensionistas e idosos, na defesa dos seus interesses colectivos, nomeadamente os previstos na Constituição da Republica, para assegurar e proteger uma existência condigna na velhice, invalidez e sobrevivência, são:
- Promovendo reuniões de convívio, recreativos, culturais e outros;
- Desenvolver e reforçar o espírito de unidade e solidariedade, entre todos os trabalhadores no activo, condição indispensável para a resolução dos seus problemas levando à prática as iniciativas que melhor garantam uma vida compatível com a sua natureza de homens /mulheres livres;
- Promovendo a criação de centros de convívio, centros de dia, podendo até criar lares, em localidades do Concelho de Sintra.
Porque sabemos que existem dificuldades, e ao assistir ao envelhecimento dos nossos associados, que estão a ficar cada vez mais idosos, consequentemente mais frágeis também, certamente isto traz grandes preocupações, obrigando-nos a socorrer de tudo e de todos, alertando, para alterar rapidamente a situção, cada vez mais preocupante, e com poucas soluções à vista.
É neste sentido que estamos a trabalhar, por isso temos vindo a dialogar com a DSAS da CMS, vezes sem conta para rever as instalações que temos, (provisórias vai fazer 26 anos), sem quaisquer condições de funcionalidade e segurança, de modo a nem sequer se poder colocar em funcionamento o Centro de Dia com uma refeição quente e para assegurar o Apoio Domiciliário apenas na nossa Aldeia, e para aqueles que de nós se queiram socorrer.
Lamentamos profundamente, até mesmo com o tal trabalho em rede desenvolvido, que todas as soluções encontradas até hoje, não passem de sucessivas maneiras de adiar a situação, sem haver a coragem de nos apresentarem alternativas de fundo, para que se consiga ultrapassar esta barreira, (que começa a mostrar-se politica) de modo a dar a esta Associação a dignidade e o respeito que há muito ela nos merece, aliás, até pelo trabalho e honestidade já reconhecido.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Festa de aniversário







terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Projecto Musical
- 2ª Feira das 19 às 20h 30
Dos 12 inscritos, compareceram 10 alunos, com idades compreendidas entre os 8 anos e os 64 anos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Crónicas do tempo
Encontraremos seguramente várias formas de justificação, mas certamente nenhuma, que nos mostre as verdadeiras causas que fomentam a realidade, cada vez maior deste drama.
Partindo deste princípio, certamente já muitas pessoas se interrogaram, mas nunca tiveram a possibilidade, coragem ou a frontalidade de colocar a pergunta, aos verdadeiros responsáveis desta situação. O que são, o que fazem e quem servem estas Instituições, mas sobretudo com que estatuto é que funcionam?
Todas estas situações encontram-se divididas por, Concelhos e Freguesias de Norte a Sul do país, todas elas organizadas com os seus departamentos de Acção Social. As Câmaras com os CLAS, as Juntas com as CSF, usando metodologias para identificação e avaliação da realidade social, em que cada uma delas é interveniente.
Aqui nesta informação vamos só falar do Concelho de Sintra, mais propriamente da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, por ser aquela com que melhor nos identificamos, já percebemos que é uma zona muito grande, muito dispersa e diversificada, com muitos problemas sociais, e com poucas respostas/ofertas pontuais, quer em estruturas ou valências disponíveis, quer em qualidade, quantidade e custo.
Ouvimos responsáveis falar tantas vezes nos idosos, da atenção que merecem, dos lares, centros de dia, Associações de idosos, e tantas outras coisas bonitas, que até parece quererem-nos mostrar, ou até mesmo fazer sensibilizar erradamente a opinião pública, que tudo está bem, que não existem problemas ou dificuldades nesta área.
Falando em Associações de Idosos, é bom dar a conhecer que na Freguesia de S. Pedro de Penaferrim existem três, Abrunheira, Linhó e Manique de Cima, neste momento todas elas, só com a valência de Centro de Convívio, mas certamente que cada uma delas, terá as suas dificuldades em apoios para o seu desenvolvimento.
Mas falando mais concretamente de Associações de Idosos, é natural que muito se queira saber o que são, o que fazem, para que servem, qual o trabalho que desenvolvem, em prol desta população alvo.
É precisamente isso, que vou tentar explicar aqui, o que é a Associação U. Reformados P. Idosos da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim (com sede na Abrunheira), o que faz, quem serve.
Refiro-me somente como é óbvio, a esta Associação.