segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Crónicas do tempo

Falamos muitas vezes em idosos, questionamos as dificuldades que a maioria atravessa, dos maus-tratos a que são submetidos, do abandono a que estão sujeitos, enfim um sem número de atrocidades que uma grande parte deles sofre, na fase mais frágil das suas vidas.

Encontraremos seguramente várias formas de justificação, mas certamente nenhuma, que nos mostre as verdadeiras causas que fomentam a realidade, cada vez maior deste drama.


Partindo deste princípio, certamente já muitas pessoas se interrogaram, mas nunca tiveram a possibilidade, coragem ou a frontalidade de colocar a pergunta, aos verdadeiros responsáveis desta situação. O que são, o que fazem e quem servem estas Instituições, mas sobretudo com que estatuto é que funcionam?

Todas estas situações encontram-se divididas por, Concelhos e Freguesias de Norte a Sul do país, todas elas organizadas com os seus departamentos de Acção Social. As Câmaras com os CLAS, as Juntas com as CSF, usando metodologias para identificação e avaliação da realidade social, em que cada uma delas é interveniente.

Aqui nesta informação vamos só falar do Concelho de Sintra, mais propriamente da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, por ser aquela com que melhor nos identificamos, já percebemos que é uma zona muito grande, muito dispersa e diversificada, com muitos problemas sociais, e com poucas respostas/ofertas pontuais, quer em estruturas ou valências disponíveis, quer em qualidade, quantidade e custo.

Ouvimos responsáveis falar tantas vezes nos idosos, da atenção que merecem, dos lares, centros de dia, Associações de idosos, e tantas outras coisas bonitas, que até parece quererem-nos mostrar, ou até mesmo fazer sensibilizar erradamente a opinião pública, que tudo está bem, que não existem problemas ou dificuldades nesta área.

Falando em Associações de Idosos, é bom dar a conhecer que na Freguesia de S. Pedro de Penaferrim existem três, Abrunheira, Linhó e Manique de Cima, neste momento todas elas, só com a valência de Centro de Convívio, mas certamente que cada uma delas, terá as suas dificuldades em apoios para o seu desenvolvimento.

Mas falando mais concretamente de Associações de Idosos, é natural que muito se queira saber o que são, o que fazem, para que servem, qual o trabalho que desenvolvem, em prol desta população alvo.
É precisamente isso, que vou tentar explicar aqui, o que é a Associação U. Reformados P. Idosos da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim (com sede na Abrunheira), o que faz, quem serve.
Refiro-me somente como é óbvio, a esta Associação.

Sem comentários: