quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

História da Associação

Tem sede no lugar da Abrunheira e nasceu da iniciativa de um homem que, com coragem e determinação, conseguiu contagiar outros homens de boa-vontade e levar por diante esta obra. Referimo-nos a António Vieira e, com ele Abílio Silva , José Rodrigues (Zé Grilo), José da Cruz, António Simões (Maltês), Bailio Pereira – já falecidos; Cândido Silva, Joaquim Gonçalves, António Gadé, Miguel Frade, Fernando Graça, Firmino Luís, Francisco Cruz, António Palma Trindade. Decidiram eles pedir à direcção da União Recreativa e Cultural da Abrunheira se lhes cediam uns barracões que tinham sido coelheiras, para aí, se instalarem provisoriamente. Mangas arregaçadas, foi tudo remodelado, para fazer um centro de convívio para idosos. António Vieira reuniu vários nomes de idosos e, a 24 de Março de 1983, procedeu-se a escritura para constituição da associação. Nesse tempo, foi através do Jornal de Sintra que a população do concelho tomou conhecimento destas diligências. Ao longo dos anos e sacrifício após sacrifício, é feito um acordo de cooperação entre a associação e o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa. A Associação, com a valência de centro de convívio, continua com inúmeras dificuldades, sobretudo no apoio à remodelação das instalações “provisórias”: muitos projectos entrados na Câmara algumas promessas e o descrédito como resultado de tanta luta por alguma alegria dos idoso. À crise seguiu-se um período de esperança e realização: a 3 de Novembro de 2001 uma assembleia geral imprimiu uma nova dinâmica à Associação, através do actual Presidente.
Já foi apresentada à CMS e à Junta de Freguesia a situação das instalações que não reúne as condições de segurança impostas por lei, o que já é do conhecimento da Protecção Civil. No entanto, hoje, há ginástica para idosos, um grupo coral com 22 elementos, “Vozes da Abrunheira”, que já actuou no Auditório Olga Cadaval; fazem-se visitas a museus, castelos; Assiste-se a espectáculos; faz-se férias na praia durante 2 semanas; etc, etc, etc..
Enfim, os idosos saem de casa, convivem e divertem-se.Há vários que se realizam eventos com a finalidade de angariar fundos para a nova sede.
Há urgência de novas instalações, para o centro funcionar condignamente e dar apoio domiciliário. Estar mal instalado “provisoriamente” há tantos anos já basta.
Que quem de direito apoie os idosos da Abrunheira, terra que também faz parte do Concelho de Sintra.

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.