quarta-feira, 1 de junho de 2011

Queluz Encontros no Paço

“Queluz: Encontros no Paço/ Lazeres e afazeres arte de muitos saberes” irá proporcionar uma verdadeira viagem no tempo. Um regresso às festas da Corte da Rainha D. Maria. Aberto à população.

Nos jardins, a Corte em festa comemora a chegada do Verão. A dança, a música e o canto sublinham a beleza de alamedas, esculturas e jogos de água…os jogos do chinquilho da corda, do pelelé ou da cabra-cega testam a perícia de damas e cavalheiros…nas mantas entre refrescos e motes de poesia descansam os mais novos sob o olhar plácido da Rainha… Por entre as árvores, vislumbra-se a azáfama daqueles a quem tudo cabe preparar.

No Largo pressente-se a festa do jardim… por ali se aglomeram vendilhões, se juntam de conversa as comadres, se aplaudem os saltimbancos … se exercitam os mais fortes no jogo da malha ou da corda…se apupam as graçolas dos bonecreiros…se dá um pé de dança ao som de improvisada música…!

“Queluz: Encontros no Paço/ Lazeres e afazeres arte de muitos saberes” encontra-se integrado no programa “SintraViva” e realiza-se no âmbito de uma parceria entre o Palácio Nacional de Queluz e a Câmara Municipal de Sintra, tendo envolvido, ao longo de cinco meses, seis escolas e dez Instituições de Reformados Pensionistas e Idosos do concelho de Sintra (entre elas a Associação de Reformados da Abrunheira

Fonte:http://www.cm-sintra.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=6248

Para esta participação foi necessário confecionar fatos da época (sec. XVIII), por isso, durante 2 meses a azáfama foi grande para que dia 4 tudo esteja preparado. Vamos participar com 10 figurantes.



O resultado final pode ser apreciado no dia 4 de Junho a partir das 14h no Terreiro do Palácio de Queluz.

Junte-se a nós e venha dar também brilho a este projecto.


Sem comentários: